Casa Disciplinas

Interpreting management, market and consumption

Interpreting management, market and consumption

As organizações empresariais usam tecnologias e sistemas de informação para alcançar objetivos corporativos e como solução para uma variedade de desafios e problemas de negócios. Para entender plenamente os sistemas de informação, é necessário estar ciente das dimensões organizacionais, humanas e de tecnologia da informação mais amplas dos sistemas e seu poder de fornecer soluções para desafios e problemas no ambiente de negócios.

 

O curso analisa as questões comportamentais e técnicas que envolvem o desenvolvimento, uso e impacto dos sistemas de informação utilizados pelos gestores e colaboradores. Os alunos também explorarão as diferenças nas formas organizacionais clássicas e contemporâneas e técnicas de gestão.

Tópicos abordados

Sistemas de Informação

  • Sistemas de informação e empregabilidade
  • O e-business e a colaboração
  • IS para vantagem competitiva
  • Bancos de dados e gerenciamento de informações
  • Aplicativos corporativos
  • Aquisição de sistemas de informação
  • Análise de sistemas
  • Internet e e-commerce
  • Inteligência de negócios e gestão do conhecimento
  • Segurança do EI e questões éticas/sociais

Estudos da organização

  • Questões fundamentais em estudos de organização
  • Abordagens clássicas em estudos de organização
  • Gestão e gestores
  • Macro-emissões: estruturas organizacionais
  • Micro-emissões: grupos, equipes e emoções nas organizações
  • Cultura organizacional
  • Líderes e liderança
  • Mudanças dentro e ao redor de organizações
  • Abordagens críticas para estudos de organização
  • Abordagens históricas para estudos de organização

Objetivos de Aprendizagem

  • Avaliar a eficácia de uma série de diferentes abordagens para a construção de soluções de sistemas para problemas de negócios, considerando as questões éticas e sociais mais amplas envolvidas na construção e uso de sistemas de informação
  • Aplicar conhecimento de sistemas de informação a cenários de negócios do mundo real que exijam análise e tomada de decisão
  • Avaliar a conexão entre sistemas de informação e desempenho de negócios, revisando as maneiras pelas quais as empresas do mundo real usam sistemas de informação para alcançar seus objetivos
  • Entender como as abordagens contemporâneas à organização se relacionam e diferem das abordagens clássicas
  • Entender a natureza contestada e política de estudar organizações e sua gestão
  • Avaliar debates e estudos em estudos de organização
Translate