A Universidade de Londres foi criada pela Royal Charter em 1836 para o benefício público e é reconhecida globalmente. Ao longo da sua longa história, a UoL tem oferecido acesso a uma ampla gama de oportunidades acadêmicas. Como líder mundial no ensino superior, a UoL foi pioneira na mudança no setor. Foram a primeira universidade a admitir estudantes independentemente de seu gênero, raça ou religião, a primeira a admitir mulheres em programas de graduação e, em 1865, a primeira a dar aos alunos a oportunidade de estudar onde quer que estejam, proporcionando acesso ao ensino superior em todo o mundo. Por quase 200 anos, visa melhorar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo através de nossa abordagem única para a educação, levando Charles Dickens a nos denominar “People´s University”.
É considerada o berço do ensino de longa distância, uma vez que em 1858 permitiu que os alunos estudassem para cursos fora de Londres, espalhando o ensino superior pelo mundo. Também introduzimos muitos novos temas na educação universitária, incluindo línguas modernas e ciências laboratoriais.
Foram os primeiros a dar aos alunos externos a oportunidade de continuar a ganhar a vida enquanto estudam, e estudar em particular e fazer exames sem ir para Londres.